,

Comunicado 001/2020

O Clube de Regatas Aldo Luz acompanha com cautela os desdobramentos e as direções das autoridades sobre a Pandemia do COVID-19. Diante do atual quadro, a diretoria do Clube de Regatas Aldo Luz se manifesta publicamente determinando as seguintes medidas, até que surjam novas orientações:

1. Funcionamento do Clube somente no período da manhã.

2. Solicitamos aos frequentadores que possuam idade superior a 60 anos, por serem o grupo de risco da doença, que se resguardem por um período de duas semanas a partir de hoje no que se refere a presença no clube.

3. Solicitamos aos atletas e alunos que manifestarem sintomas de doenças respiratórias de qualquer tipo que não compareçam ao clube até sua total recuperação

4. Determinamos até o final deste mês o encerramento total das atividades em nossa Academia, bem como nos equipamentos de Remoergômetros.

5. As atividades externas em água estão permitidas até segunda ordem, entretanto, para manter o clube e as dependências asseadas, serão disponibilizados frascos de álcool para higienização pessoal.

Para a limpeza dos barcos, e remos, orientamos um cuidado maior nos punhos de remos, forquetas e finca-pés limpando-os com detergente e água.

6. Solicitamos que cada atleta leve seu recipiente para hidratação, o clube não disponibilizará copos e lacrará o bebedouro.

Lembramos que o momento é delicado e os nossos esforços vão ao encontro às orientações médicas e das autoridades. Caso os alunos e atletas optem por não frequentar o clube nos próximos dias, será disponibilizado um circuito de movimentos para ser praticado em casa.

Novas deliberações serão comunicadas oficialmente através do nosso Site e grupos de Whatsapp.

Atleta do Aldo Luz é Homenageado pela Prefeitura Municipal de São José

A Prefeitura Municipal de São José por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer homenageou os atletas destaques em cada modalidade nos JASC 2019. Dentre eles está nosso atleta de 18 anos Matheus Henrique da Silva Alvares que foi homenageado por suas importantes conquistas no ano.

  • dois sem timoneiro – JASC
  • double skiff – JASC
  • double skiff Júnior – Estadual de Remo
  • single skiff sub 23 – Estadual de Remo
  • 4 colocado double skiff junior – Campeonato Brasileiro de Remo

Parabéns ao atleta por sua dedicação aos treinos e resultados alcançados. 🏆🏆🏆

Missão Cumprida

As competições internacionais de Remo têm um padrão de distância, são dois mil metros percorridos em menos de 7 minutos. É a mistura perfeita entre a explosão muscular e resistência física. Não raramente, a pulsação dos atletas de remo beira as 210 batidas por minuto, tornando cada regata um desafio.

Mas neste sábado o desafio foi diferente. Era uma questão de honra terminar uma história centenária que até então não tinha desfecho. Trazer de volta de Itajaí o barco levado por quatro remadores e um timoneiro, há 100 anos. Sem GPS, sem barco de apoio, sem revesamento, os remadores Cleto Vianna, Elesbão Paulo, João Russi, José Zavarize e o timoneiro Luiz Carlos, levaram uma Yole a quatro de Florianópolis para Itajaí. Exaustos os remadores voltaram de carro pelas precárias estradas da época, deixando o barco na cidade.

Pra Cego Ver: Barco sendo preparado pelos remadores na areia pouco antes de amanhecer.
Momento da Partida do desafio.

O Aldo Luz, simbolicamente, foi buscar e trazer de volta o que era seu. O barco foi outro, os remadores também, mas o legado histórico era o mesmo. Em vez de quatro remadores, 40 atletas se revesaram para cumprir o desafio. Saindo da praia de Cabeçudas, em Itajaí, o barco deu aproximadamente 12 mil remadas, e chegou ao destino, o Parque Náutico Walter Lang.

Guarnição que remou trecho de 18 km

Diferente das competições internacionais em que os atletas contam os metros, neste desafio a organização e os remadores contaram as praias. Cabeçudas, Taquaras, Itapema, Bombinhas, Mariscal, Palmas, Jurerê, Dani
ela, Sambaqui, Cacupé e o Parque Náutico Walter Lang entre as Pontes Hercilio Luz e Colombo Sales. Após 12 praias e mais de 100 quilômetros, enfim o barco voltava para casa e a história se encerrava. Foram onze horas e quarenta e cinco minutos enfrentando o mar, ora plácido, ora revolto.

Guarnição composta por duas mulheres

Vale destacar a participação feminina e paralímpica durante o desafio, realidades inimagináveis em 1919. O Aldo Luz vem se tornando referência nacional na nova modalidade que resgata a essência do remo na antiguidade. O Remo Costal é feito para desafios, para desbravar o mar. Diante deste feito, fica a pergunta: Qual será o próximo desafio?

Confira no vídeo os melhores momentos deste desafio.

Clube de Regatas Aldo Luz Participa do Campeonato Brasileiro de Pararremo

O Clube de Regatas Aldo Luz participou do Campeonato Brasileiro de Pararremo conquistando três medalhas de prata e uma de bronze.

No 2- PR3 Feminino, as atletas Julia Weiss e Norma Maria Moura ficaram com a prata. O barco masculino da mesma categoria composto por Valdeni Da Silva e André Arthur Dutra também ficou com a prata, assim como a atleta Maria do Sol de Melo no 1x PR2. Já a medalha de bronze ficou com o barco 4+ PR3 formado pelos atletas Norma Moura, Julia Weiss, Adriano Miranda e Valdeni da Silva, com a Timoneira Vera Lucia da Silva.

Participaram da competição atletas de mais 13 cubes de 8 estados do país. O Aldo Luz atuou com guarnições puras, ou seja, somente atletas do clube.

Como convidados também participam as seleções do México, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Itajai – Florianópolis

Em 12 de outubro de 1919, Cleto Vianna, Elesbão Paulo, João Russi, José Zavarize e Agenor Luiz Carlos entraram para a História do Remo Catarinense. O RAID, nome dado para os treinos longos à época, era ousado. Remar do Galpão do Clube até a cidade de ITAJAÍ.

As condições precárias de embarcações e infraestrutura tornaram o desafio ainda mais espetacular. Nos dias seguintes os bravos remadores ocuparam as primeiras páginas dos jornais.

Cem anos depois, aproximadamente 40 corajosos remadores recriarão oo desafio. O Evento está marcado para o próximo dia 14. Saindo da Praia de Cabeçudas em Itajaí o Barco Costal rumará para Florianópolis.

Na chegada uma festa está preparada. Comemorando antecipadamente os 101 anos do clube.

Clube de Regatas Aldo Luz Participa da Última Etapa do Estadual de Remo

No último sábado, 23/11 ocorreu na Beiramar Norte a IV Etapa do Campeonato Estadual de Remo. A regata aconteceu com condições bastante difíceis a todos os atletas, com fortes ventos de quadrante sul.

O destaque aldista da regata foi o atleta Matheus Alvares que conquistou a medalha de ouro da prova bastante disputada do single skiff sub 23. Além disso, nossos atletas ainda em formação também fizeram bonito. Na prova do four skiff júnir A (para atletas de 17 a 18 anos) nossos atletas já encararam o desafio com apenas 13 e 15 anos. Da mesma forma as atletas do Canoe Infantil feminino (para atletas de 13 e 14) competiram com apenas 10 anos de idade.

Com relação ao resultado geral, o Aldo Luz conquistou o campeonato geral do Pararremo e o vice-campeonato da categoria Master. Nas outros categorias o Clube de Regatas Aldo Luz teve sua pontuação prejudicada por não ter participado da III Etapa do Campeonato, comprometendo seu resultado final.

O Clube de Regatas Aldo Luz está orgulhoso de seus atletas que vêm se superando a cada treino e vislumbra um futuro promissor a essa nova equipe em formação. Um agradecimento especial também à comissão técnica composta pela Técnica Thainá Korpalski e seu Auxiliar William Rodrigues que vem fazendo um excelente trabalho de renovação para o Aldo Luz.

Clube de Regatas Aldo Luz é Representado no Campeonato Mundial de Coastal Rowing em Hong Kong

O atleta André Arthur Dutra representou o Clube de Regatas Aldo Luz no Campeonato Mundial de Coastal Rowing realizado de 01 a 03 de novembro na Baía de Hong Kong.

A classe Coastal vem crescendo de forma exponencial no mundo e é grande tendência para modalidade democratizando sua prática. Além disso, os barcos dessa classe são os mesmos que o barco utilizado para o feito inédito do Aldo Luz no ano de seu centenário, quando em dois dias completou-se a aventura de dar a Volta a Ilha de Florianópolis remando.

Isso foi possível, pois a classe de Coastal é composta com barcos diferentes dos olímpico, possuindo embarcações mais largas e com estruturas reforçadas para suportar as ondas.

Aproveitando a tendência, também em breve o Clube de Regatas Aldo Luz estará nas águas para mais um feito histórico. Vem aí o Desafio Itajaí-Florianópolis em que os atletas remarão aproximadamente 90 quilômetros em um dia. Fique ligado nas novidades!!

Clube de Regatas Aldo Luz Representa São José nos JASC 2019

Nos dias 2 e 3 de novembro o Clube de Regatas Aldo Luz representou o município de São José nos Jogos Abertos de Santa Catarina em Rio dos Cedros, cidade vizinha das anfitriãs dos JASC, Indaial, Timbó e Pomerode.

Com provas disputadas e decididas nos últimos metros, a equipe trouxe para casa o troféu de vice campeão geral, ficando há poucos pontos do município campeão.

Double Skiff Peso Leve – Medalha de Prata: Gabriel Talaska e Gustavo Eller

Dois Sem Timoneiro – Medalha Ouro: José Vítor Farias e Matheus Alvares

Single Skiff – Medalha de Prata: Augusto Knoll

Double Skiff – Medalha de Prata: Felipe Dutra e Matheus Alvares

Quatro Sem Timoneiro Peso Leve – Medalha de Bronze: Gabriel Talaska, Gustavo Eller, Pedro Morgado e Gregório Avancini

O resultado mostra a evolução e o potencial da equipe que contou com quatro jovens remadores da categoria Júnior (até 18 anos).

O Aldo Luz também agradece ao Clube Náutico Riachuelo pela parceria de fortalecer essa equipe promissora.

Para 2020 a novidade fica por conta das mulheres, que após anos de luta, conquistaram a justíssima visibilidade para o remo feminino nos JASC, deixando de ser apenas uma prova de apresentação e passará a contar pontos para o campeonato. Parabéns às mulheres por mais essa conquista, e que venham outras!!

Clube de Regatas Aldo Luz Encerra Sua Participação no Campeonato Brasileiro de Barcos Longos

Encerrou hoje (27/10) as finais do Campeonato Brasileiro de Barcos Longos no Rio de Janeiro. O Clube de Regatas Aldo Luz fez bonito ficando a apenas 1 segundo da medalha de bronze. O Clube foi representado pelo atleta Matheus Alvares que formou dupla com Augusto Knoll, atleta revelado pelo Aldo Luz e que atualmente compõe a equipe do Botafogo.

Com apenas 3 semanas de formação do barco, a dupla competiu no Double Skiff Júnior A contra 12 guarnições, prova com o maior número de barcos da competição. Após uma repescagem muito disputada, a vaga para a final veio com decisão no Photo Finish. Já na Final, a dupla deu seu máximo superando grandes atletas do cenário nacional e conquistando a quarta colocação.

A família Aldo Luz está orgulhosa do resultado conquistado e segue confiante no potencial de seus atletas.

Clube de Regatas Aldo Luz Participa de Regata Festiva em Presidente Getúlio

No último final de semana (19/10) o Clube de Regatas Aldo Luz participou da regata festiva no município de Presidente Getúlio com o intuito de fomentar o remo na região. A regata também contou com a presença do Clube Náutico Francisco Martinelli, do Clube Náutico América e dos anfitriões da Associação de Remo de Presidente Getúlio. O Aldo Luz, em plena renovação de sua equipe de base, trouxe bons resultados para casa, com dois ouros de Vera da Silva e Davi Guilherme, e três pratas com o professor Liquinho, Davi Guilherme e Leona Jaime que seria ouro caso a atleta vencedora fosse desclassificada por estar fora da categoria da prova. A equipe também trouxe quatro medalhas de bronze com os atletas Lyan Santos, Perola Jaime, Miria Jaime e Iara Melo.

O Aldo Luz já vem colhendo bons resultados de um trabalho recém iniciado e está confiante no seu processo de formação.

Agradecemos aos apoiadores e familiares dos atletas pelo incentivo diário.