Desafio Volta Volta à Ilha.

A data de 25 de novembro de 2018 ficará marcada para a história do remo do Brasil, onde a equipe do Clube de Regatas Aldo Luz, se tornou o primeiro clube de remo a contornar a Ilha de Santa Catarina em um barco a remo.
O evento intitulado DESAFIO VOLTA À ILHA DE REMO, tinha também como objetivo  comemorar o Centenário do Clube.
O desafio teve inspiração em uma equipe do próprio Clube que nos anos de 1919, foi remando de Florianópolis a Itajaí, feito este descoberto nas pesquisas para a publicação do Livro de 100 anos do Clube que ocorrerá em abril de 2019. Tomando a premissa da realização de um outro feito inédito, a equipe de 70 remadores se revezou em 14 paradas previamente definida
s pela organização, com vistas a dar a volta completa na Ilha de Santa Catarina.
A equipe de remadores com sua embarcação modelo Coastal (construída para suportar ondas e ventos fortes), única no país, iniciou o desafio histórico às 05 horas da manhã do último sábado, dia 24 de novembro, largando da Ponte Hercílio Luz, cartão postal da Capital Catarinense. Tendo na programação 14 trechos e com saída pela Baia Sul, a embarcação de Four Skiff com timoneiro, composta por cinco tripulantes, fez suas primeiras paradas nas comunidades do Ribeirão da Ilha e Caieira da Barra do Sul, contornando a ponta sul da Ilha em direção ao Pantano do Sul. Devido a influência de um ciclone extra tropical e preservando os princípios de segurança, a equipe de remadores teve de permanecer cerca de 03 horas aportada na Praia de Naufragados visando condições melhores de mar para a chegada ao próximo ponto de revezamento. Após a relargada, a equipe superou ondas de mais de 04 metros de altura e ventos fortes de direção nordeste para chegar a Praia do Pântano do Sul no inicio da tarde de sábado. Ainda com condições meteorológicas adversas e de mar agitado, o Desafio foi suspenso no sábado, sendo reiniciado no domingo, dia 25 de novembro às 06 horas da manhã.
Com uma equipe de apoio em terra e mar de mais de 30 pessoas, a equipe navegou pelo lado leste da Ilha de Santa Catarina, passando por mares muito agitados e vento sul, passando pelas praias da Armação e Ilha do Campeche, onde a Lancha de Apoio da organização do Volta à Ilha, resgatou duas pessoas que estavam quase se afogando após caírem de um caiaque e serem arrastadas para mar aberto, sendo salvas pelo salva vidas Etevaldo Fernandes.
Após contornado o incidente, a equipe manteve o trajeto fazendo uma parada para um pequeno evento na Barra da Lagoa, onde a embarcação seguiu em direção a Praia dos Ingleses, haja vista a impossibilidade de parada na Praia do Santinho. Devido a isso, prolongou-se a parada sendo este o mais longo do desafio com 19 kilometros.
Após contornar a ponta norte da Ilha, a equipe ainda realizou outras paradas nas praias da Lagoinha, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Jurerê e Daniela até chegar a Santo Antônio de Lisboa.
No penúltimo trecho de Santo Antônio de Lisboa em direção à Beira Mar Norte, o público pôde acompanhar de perto a largada da equipe feminina que chegou já no inicio da noite em frente ao Beira Mar Shopping, a cerca de 2 kilometros do objetivo final.
Após a largada para o último trecho, a equipe chegou às 19:30h, em seu último objetivo, a Ponte Hercílio Luz, completando o desafio. Após a passagem pela ponte a embarcação aportou no Parque Náutico Walter Lang no Centro da Capital, sede do Clube de Regatas Aldo Luz, onde foram feitas homenagens aos remadores, equipe de apoio em terra e mar, sendo ainda entregue o Troféu “Desafio Volta à Ilha de Remo 2018”, que ficará de forma permanente na Sede do Clube.
O Clube de Regatas Aldo Luz agradece seus parceiros Confederação Brasileira de Remo, Fundação de Esportes de Santa Catarina – FESPORTE, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura de Florianópolis, SC Engenharia e Geotecnologia, Água Mineral Imperatriz,  Beiramar Shopping, Hoepcke Administradora e Incorporadora, Creative Drive e JB Investimentos, que acreditaram nesta ideia e nos ajudaram a superar o maior de todos os desafios.
*Fotos Anderson Feyh