História do Clube
No dia 27 de dezembro de 1918, meses após a realização do primeiro Campeonato Catarinense de Remo, surgia o terceiro clube de remo da Ilha de Santa Catarina, denominado Clube de Regatas Florianópolis, tendo os Senhores Clóvis Viégas, Raul Simone e Aldo Luz, como seus maiores entusiastas. Seu primeiro Presidente foi o Sr. Aldo Luz, filho do ex-governador do Estado Hercílio Luz, que veio a falecer em decorrência de um problema de saúde em 1919. Meses após o ocorrido a Diretoria do Clube resolve homenagear seu fundador Aldo Luz, alterando o nome do Clube que passou a chamar-se Clube de Regatas Aldo Luz. Suas cores permanecem as mesmas, sendo o encarnado (vermelho) e branca. A ancora que inicialmente na fundação não existia, foi incluída como símbolo do Clube apenas no ano de 1923.
Na época, o Ex-governador Dr. Hercílio Luz, comovido com a homenagem dedicada a seu filho, doou ao clube parte das economias do fundador, com as quais facilitou a construção de sua sede, localizada na rua João Pinto, centro de Florianópolis. Para complementar a construção da sede, o clube aldista efetuou um lançamento de ações a serem adquiridas por associados e simpatizantes, com valor de vinte contos de réis, parcelados em títulos de 100$000.
Em 2011, por ironia do destino após 89 anos, recuperou-se o título de número 001, adquirido pelo simpatizante Edmundo da Luz Pinto, que pode se visualizar abaixo.
O C.R Aldo Luz, foi declarado de Utilidade Pública pela lei estadual nº 4.724 de 14/06/1972 e pelo Município de Florianópolis lei nº1.035 de 03/11/1971.
No ano de 2010, foi aprovado em reunião do Conselho Deliberativo, a inclusão de uma estrela dourada no lado direito do escudo do clube, alusivo ao título de Campeão Mundial de Remo, conquistado pela remadora do Clube, Josiane Dias de Lima.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!