Atletas do Clube de Regatas Aldo Luz realizarão desafio inédito na Ilha de Santa Catarina
Em uma tradição centenário de desafios e vitórias, marcados por feitos inéditos em Santa Catarina, o Clube de Regatas passa a ser pioneiro mais uma vez, onde entre os dias 24 e 25 de novembro fará o desafio de contornar a Ilha de Santa Catarina em um barco a remo, intitulado de Desafio Volta a Ilha de Remo.
Utilizando um barco de modelo Coastal, Four Skiff com timoneiro, os remadores buscarão dar a volta completa partindo e chegando da Ponte Hercílio Luz cartão postal da Cidade de Florianópolis. O barco que é utilizado em Campeonatos da categoria em todo o mundo e projetado para ser utilizado em mar aberto, possui uma estrutura para suportar ventos e ondas, além de haver um sistema para escoamento de água.
A aventura que se dará em um sistema de revezamento de atletas, alterando-se em trechos pré-determinados, buscando completar assim os cerca de 170 kilometros previstos. Os pontos de revezamentos programados inicialmente serão as localidades de Ribeirão da Ilha, Caieira da Barra do Sul, Pântano do Sul, Armação, Ilha do Campeche, Barra da Lagoa, Ingleses, Jurerê Internacional, Santo Antonio de Lisboa e Beira Mar Norte, sendo esses locais escolhidos inicialmente pela facilidade de atracamento de embarcação independente de vento e maré.
Em alguns dos pontos de parada para o revezamento serão realizados eventos com exposição de barcos, simuladores de remo indoor, feira para compra de produtos como artesanato e alimentação. Nestes eventos os espectadores poderão fazer aulas experimentais de remo, e conhecer mais de perto a modalidade.
A cada parada para revezamento, haverá uma solenidade de entrega de medalhas a equipe que completar o trecho. Ao final do evento, com a chegada ao Parque Náutico Walter Lang, será entregue o Troféu Desafio Volta à Ilha de Remo 2018, comemorativo também aos 100 anos de fundação do Clube de Regatas Aldo Luz, que permanecerá exposto aos visitantes nos locais do revezamento.
Feitos Históricos
No fim da década de 1910, os barcos utilizados na modalidade de remo eram de design e materiais diferentes, sendo mais largos e feitos de madeira, as tradicionais yoles, o que o tornavam resistentes a onda e mais estáveis mesmo com vento. No mês de outubro de 1919, um ano após sua fundação, cinco remadores do Clube de Regatas Aldo Luz, registraram um feito inédito, remando de Florianópolis a Cidade de Itajaí em cerca de 9 horas, feito que levou ao Clube a realizar outros desafios históricos, como a tentativa de ir remando a Cidade do Rio de Janeiro em 1927.
Mapa do Desafio
Barco Coastal Four Skiff com timoneiro
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!