Em uma tradição centenária de desafios e vitórias, marcados por feitos inéditos em Santa Catarina, o Clube de Regatas Aldo Luz em parceria com a Confederação Brasileira de Remo passa a ser pioneiro mais uma vez, nos dias 24 e 25 de novembro fará o desafio de contornar a Ilha de Santa Catarina em um barco a remo, intitulado de Desafio Volta à Ilha de Remo.

Utilizando um barco de modelo Coastal, Four Skiff com timoneiro, os remadores buscarão dar a volta completa partindo e chegando da Ponte Hercílio Luz, cartão postal da Cidade de Florianópolis. O barco que é utilizado em Campeonatos da categoria em todo o mundo e projetado para ser utilizado em mar aberto, possui uma estrutura para suportar ventos e ondas, além de haver um sistema para  escoamento de água.

A aventura que se dará em um sistema de revezamento de atletas, alterando-se em trechos pré-determinados, buscando completar assim os cerca de 170 quilômetros previstos. Os pontos de revezamentos programados inicialmente serão as localidades de Ribeirão da Ilha, Caieira da Barra do Sul, Pântano do Sul, Armação, Ilha do Campeche, Barra da Lagoa, Lagoinha, Jurerê Internacional, Santo Antônio de Lisboa e Beira Mar Norte, sendo esses locais escolhidos inicialmente pela facilidade de atracamento de embarcação independente de vento e maré.

Início do Desafio
O Desafio terá sua saída da Ponte Hercílio Luz com início programado para às 05:30h da manhã do dia 24 de novembro, utilizando o trajeto em direção ao Sul da Ilha de Santa Catarina. Através da Baia Sul a embarcação fará duas paradas antes de atingir o mar aberto e contornar a Barra Sul da Ilha de Santa Catarina, sendo a primeira no Ribeirão da Ilha, um dos distritos de Florianópolis, local com muitas construções históricas e uma das primeiras vilas de imigrantes açorianos, e a localidade da Caieira da Barra do Sul, local escolhido para realização da travessia para o lado leste da Ilha.
A cada parada programada, haverá a troca das equipe pré-programadas de revezamento, onde após completado cada trecho, os remadores participantes e seu timoneiro receberão medalhas personalizadas junto ao local de premiação organizado em cada parada.
Ainda no Sul da Ilha, mas já em mar aberto, a barco coastal realizará uma parada nas praias do Pantano do Sul, e Armação, dirigindo-se a parte norte da Ilha, passando ainda pela Ilha do Campeche, local onde se realizará a penúltima parada para revezamento de remadores antes da chegada a última parada do primeiro dia na localidade da Barra da Lagoa.
Evento na Praia da Barra da Lagoa – 13 às 18 horas

Como forma da comunidade de Florianópolis acompanhar essa experiência em um barco a remo mais de perto, estará sendo realizado no local de parada do primeiro dia, um evento interativo com exposição de equipamentos e remo indoor, onde após a chegada da embarcação, o barco do Desafio Volta a Ilha de Remo,  ficará exposto  na praia, até o fim da tarde, onde posteriormente será guardado para no dia seguinte às 06:00h da manhã do dia 25 de novembro, seguir viagem com destino a completar um novo trecho.

Embarcação Coastal que será utilizada no Desafio

Rumo ao contorno Norte e Chegada do Desafio.
Após a saída da Barra da Lagoa, local geograficamente localizado na metade do Desafio, a embarcação seguirá em direção ao norte da Ilha onde realizará parada na Praia do Santinho, localizado antes do ponto mais ao Norte da Ilha, e posterior parada na Praia Brava ou da Lagoinha, conforme condição meteorológica, seguindo depois para a Praia de Jurerê Internacional e entrada na Baia Norte com os últimos trechos do Desafio com paradas em Santo Antonio de Lisboa e finalizando com paradas na Avenida Beira Mar Norte e chegada novamente na Ponte Hercílio Luz.
Após completado o Desafio, a embarcação se dirigirá ao Parque Náutico Walter Lang, onde será entregue o Troféu Desafio Volta a Ilha de Remo 2018, sendo que o barco coastal estará novamente em exposição durante o restante do dia 25 de novembro.
Serão 12 paradas contornando a Ilha de Santa Catarina com partida no dia 24 de novembro às 05:30h da Ponte Hercílio Luz, e com previsão de chegada no início da tarde do dia 25 de novembro no  Parque Náutico Walter Lang, passando antes pela Ponte Hercílio Luz, respeitando o cronograma de paradas abaixo. As paradas podem sofrer uma prévia alteração em função das condições meteorológicas encontrada nas datas do evento.
Parada/ Local e Coordenadas dos pontos de saída Horário de partida Distância a ser percorrida
PONTE HERCÍLIO LUZ

https://goo.gl/maps/DNBp6XmaDtK2

05:30h 13,9 km
RIBEIRÃO DA ILHA

https://goo.gl/maps/wzSH5vuqV9q

07:00h 11,15 km
CAIEIRA DA BARRA DO SUL

https://goo.gl/maps/wDtb76F6RrL2

08:20h 12,55 km
PANTANO DO SUL

https://goo.gl/maps/z83p1ATkLTm

10:00h 10,7 km
ARMAÇÃO

https://goo.gl/maps/8Y9JVbfvLxQ2

11:30h 7,14 km
ILHA DO CAMPECHE

https://goo.gl/maps/U7f7fPeX2Lv

12:30h 16,34 km
BARRA DA LAGOA

https://goo.gl/maps/MQhqv7GQW472

14:30h –  06:00h 13,24 km
PRAIA DO SANTINHO

https://goo.gl/maps/8o1aGc9mNwn

07:40h 10,31 km
BRAVA OU LAGOINHA

https://goo.gl/maps/LY1FnSEuFYC2

09:10h 13,83 km
CACHOEIRA – CANASVIEIRAS – JURERÊ INTERNACIONAL – Daniela

https://goo.gl/maps/vUvasD9ya6C2

https://goo.gl/maps/aeLPz9BHAD22

https://goo.gl/maps/6qs7aag68v72

https://goo.gl/maps/Jbj93WAfos22

10:00h – 10:35h – 11:15h – 11:40h 13,15 km
SANTO ANTÔNIO LISBOA

https://goo.gl/maps/PD9xDuHpXS52

12:20h 8,77 km
BEIRA MAR NORTE

https://goo.gl/maps/iToVWy4pV3K2

13:20h 2,7 km
PONTE HERCÍLIO LUZ / PARQUE NÁUTICO

https://goo.gl/maps/LfNzKZ5hoVG2

13:40h  Chegada